O peeling é um procedimento indicado para amenizar marcas e manchas na pele. Seu processo envolve a remoção de células mortas e prioriza suavizar as alterações decorrentes do envelhecimento da pele, contribuindo em seu aspecto saudável e a melhora da sua aparência. É um procedimento abrasivo que remove uma fina camada da pele. Esta camada se regenera e recebe um novo aspecto, devido às novas células que foram estimuladas a se reproduzir.
Eles podem ser divididos em:
Peeling químico: O peeling químico é um tipo de tratamento estético que é feito com a aplicação de ácidos sobre a pele para retirar as camadas danificadas e promover o crescimento de uma camada lisa. Dentre as finalidades estão as correções ou atenuações de marcas, manchas, linhas e rugas, além de proporcionar uma melhor qualidade da pele.
Peelings superficiais: atingem as camadas mais exteriores da epiderme.
Peelings médios: atingem da epiderme até a derme (segunda camada da pele) mais superficial e são bem mais agressivos;
Peeling físico ou abrasivo: utiliza lixamentos e abrasões na pele com técnicas de esfoliação manual ou com aparelhos. A finalidade primordial é a retirada superficial de pele que, devido à rápida capacidade de reprodução, logo se regenera, ganhando novo aspecto, visual mais viçoso e rejuvenescido. Normalmente esses peelings não atingem camadas mais profundas.
Peeling a laser: Utiliza tecnologias denominadas ablativas, que através do uso de aparelhos com laser, estimulam a renovação da pele, melhora de aspecto e suavização das linhas superficiais de expressão.